segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tubarões

Tubarão Branco

Os tubarões são peixes de esqueleto cartilaginoso, que aguçam o medo no ser humano a muitos anos, trazendo a eles a fama de assasinos imperdoáveis.

Os primeiros tubarões estimasse que tenham surgido há mais de 400 milhões de anos. No começo os tubarões tinham a aparência de enguias, com focinhos arredondados e dentes menos pontiagudos e serrados, como hoje em dia.

Apesar da fama de assassino são pouquíssimas as especies de tubarão que trazem algum risco ao homem. As três espécies mais perigosas ao homem são o tubarão branco, o tubarão touro(ou cabeça chata) e o tubarão tigre. Porém, mesmo essas especies so atacam quando confundem o ser humano com alimento, devido a águas turvas, movimentadas, falsas vibrações(causadas por surfe, natação) ou quando se sentem ameaçados com a invasão de seu território. 

Mesmo quando atacam a maioria dos relatos mostram que o tubarão sempre dá uma mordida para identificar a textura, sabor e consistência da presa, e quando percebe que se trata de um presa muito grande como o homem, ele larga e não volta para mais ataques.

O verdadeiro assassino nos últimos anos é o homem, que vem reduzindo a população dos tubarões drasticamente. Cerca de 100 milhões de tubarões são capturados por ano.

Além da sua morte pelo simples fato de ser considerado uma ameaça, nos últimos anos o tubarão vem sendo morto através da pratica chamada de finning. Que consiste em capturar o tubarão arrancar sua barbatana e joga-lo novamente no mar, onde acabam morrendo.

A barbatana do tubarão é uma iguaria em alguns países do mundo, onde uma sopa de barbatana chega aos incríveis 100 dólares, o que torna a pesca dos tubarões muito lucrativa aos pescadores. 

O finning já é proibido em alguns países, porém, é difícil manter o controle sobre a pesca dos tubarões, principalmente porque eles tem características migratórias.

Estou colocando um vídeo que mostra a prática absurda do finning.

6 comentários:

Thay Soares disse...

o tubarão é realmente um animal que dá medo aos homens, animal fantástico... os ataques que acontecem a maioria são acidentes. ou o animal confunde o homem com o alimento ou se sente ameaçado, conheço bem esse animal. #FuturaBiologaMarinha. Adorei seu blog é muito interessante. Parabéns!

T. disse...

Caramba, me senti uma ignorante nesse blog. Detalhista.
Primeiramente eu não sabia sobre a sopa de barbatana, nem que o Tubarão não é um assassino de humanos e sim larga quando percebe que é um humano.
Isso explica os surfistas que são sempre mordidos mas raramente mortos. Parabéns pelo blog e pelo conhecimento.

Danny Lopes disse...

Olá, ótimo blog... ja estou seguindo para acompanha-lo. Ja curti a fan page no face tbm.
bjus
www.yessomosdivas.blogspot.com

Ítalo Richard disse...

Blog super interessante, o video é mesmo chocante.

www.todososouvidos.blogspot.com

nmbj disse...

Pois é, o que o homem não intende é que o único animal realmente maléfico é ele.
Já vi no Oceanário de Lisboa um tubarão dessa espécie( tubarão branco) é assustador ( claro) mas tão lindo !
Adorei seu blog.


http://reaprendendoaserbrasileira.blogspot.com

Bárbara Elza

Anônimo disse...

De tubarão eu quero distância.